Tui-Ná

Do Chinês Tui = empurrar e Na = amassar, é derivado do termo NGAN-MO e T'OQUEI-NA, que conduzem ao significado "A mão que busca o equilíbrio, apertando, empurrando, pondo em movimento". É uma das principais ramificações terapêuticas da medicina chinesa, e um método de massagem mais complexo dentre as demais pois exige do profissional o conhecimento de mais de 300 pontos de acupuntura e de áreas específicas de massagem, conhecimento dos meridianos da acupuntura e da anatomia humana. O Tu-iná faz parte um grande sistema que abrange várias técnicas da MTC, Medicina Tradicional Chinesa, a qual vem sendo aplicada há séculos e pode incluir recursos como a ventosaterapia, moxabustão e Hemoacupuntura entre outras.

Na China, é muito comum encontrar em grandes cidades pequenos estabelecimentos que fazem sessões de Tui-ná. O povo chinês começou a abandonar os ambientes rurais há poucas décadas, onde o trabalho era pesado e desgastante, assim, podemos dizer que o povo chinês tem uma compleição forte e vigorosa e o Tui-ná tradicional é uma técnica igualmente forte e vigorosa que pode chegar a incomodar e até provocar dor num paciente do mundo ocidental, porém com um resultado terapêutico fantástico e um relaxamento posterior a toda prova.

As mãos do terapeuta atuam ora vigorosamente, ora suavemente, e a partir daí encontram as causas pelas sensações negativas que o paciente tem vindo a sofrer, refletindo no sistema nervoso, reprodutor, digestivo, circulatório, trazendo benefícios aos tecidos cutâneos, à circulação sanguínea, bem como a toda a estrutura óssea. Assim, toda a saúde emocional, mental e física do indivíduo acaba por sair privilegiada com esta massagem, pelo fato deste gênero de massagem não atuar somente ao nível muscular.

Sente-se de imediato o resultado pela normalização das tensões acumulados pelo corpo, restabelecimento do equilíbrio do fluxo energético e ao contrário de outras técnicas de massagem, o Tui-ná é caracterizada por movimentos alternados entre vigorosos e suaves, profundos e delicados, manobras em regiões do corpo, pressões com os dedos, movimentos sedantes e tonificantes, e que equilibram o fluxo de energia do organismo, alargam o seu fluir, eliminam o excesso, tonificam caso esteja enfraquecida. Como uma equação matemática que se obtém o resultado a partir de letras e números que o cliente não entende, tem-se um resultado extremamente relaxante e uma ótima melhora orgânica.

A principal vantagem é a prevenção, pois ao contrário do ocidente, na China os médicos são contratados para manter a boa saúde das famílias, e caso alguém fique doente, mostra incompetência médica. Assim estes médicos familiares, com a finalidade de manter a reputação, estão atentos a possíveis sinais e indícios de um futuro problema, pois o corpo demonstra aquilo que o paciente ainda não vê, e podem ser detectados antecipadamente e muitos eliminados com a massagem Tui-Ná. Desta forma, esta prática funciona não apenas como um método para aliviar problemas, assim como uma fórmula de prevenção de disfunções futuras. O Tui-Ná acalma e tranqüiliza o corpo e a mente, ajudando eficazmente as pessoas que sofrem de depressão ou de alguma forma de ansiedade. Em suma, a grande vantagem da massagem Tui-Ná é encontrar o embrião do problema e partir para a respectiva melhora.

Tradicionalmente, a primeira sessão de Tui-ná de um paciente dura em torno de duas horas porque é composta da Anamnese e do Tui-ná propriamente dito. A anamnese consiste numa coleta de dados através de entrevista com o paciente, onde é feito um histórico das queixas do cliente segundo a Medicina Tradicional Chinesa, e usando também dados e diagnósticos relevantes da Ciência Ocidental. A anamnese é repetida depois de um número de sessões para avaliar a evolução e melhora do paciente, e este pode estranhar o primeiro contato com a MTC, pois durante a anamnese são feitas perguntas singulares referentes ao sistema digestivo, sistema excretor, qualidade das fezes e urina, além da avaliação dos "pulsos chineses", da língua entre outros.

As sessões, variando o número destas, consoante o problema da pessoa, tem cada sessão de 20 até 40 minutos. Sessões mais profundas podem durar até 60 minutos e os tratamentos através do Tui-ná (duração de sessão, metodologia, abordagem, técnicas, etc...) variam segundo a formação e experiência do profissional. Assim, não se espante se um dia um determinado profissional for recomendado a você e o seu tratamento sequer assemelhar-se com o anterior.

Normalmente solicita-se ao paciente para se vestir com roupas leves e confortáveis, sendo por vezes necessário o toque de pele. Nestes casos, para homens, indica-se o uso de sunga de praia ou short, enquanto que para mulheres indica-se o uso de malhas de ginástica, ou roupa de praia (sunkini, biquini, maiô). O atendimento é feito em uma maca ou no chão com o auxílio de um colchonete, dependendo do paciente e do local. O paciente pode vir a sentir dor ao longo de algum Meridiano Energético ou em algum Ponto de Acupuntura, mas também pode relaxar tanto que pode sentir-se sonolento. Há algumas reações curiosas durante a sessão que não são raras e nem preocupantes, como cócegas e choro. O Terapeuta saberá o limite de dor e de desconforto do paciente.

Esse tipo de massagem pode ser aplicado em pacientes de qualquer idade, para desportistas ou pessoas sedentárias que ficam em frente à TV ou Computador, tendo, inclusive, Tui-ná específico para crianças. Com benefícios amplos e comprovados, os estudos recentes mostraram que esta terapia tem também largos efeitos na recuperação das funções de tendões, ossos e ligamentos, na circulação dos líquidos orgânicos e do sangue e apresentando mínimos efeitos secundários. Normalmente a cautela se restringe as gestantes e as doenças de tipo degenerativo como a osteoporose, e neste caso o bom resultado depende da experiência do Terapeuta e do acompanhamento por outros profissionais da área da saúde com os quais trabalham em conjunto. Melhoras dos órgãos internos, regularização do peso, equilíbrio em doenças nervosas, normalização circulatória, melhoria nos quadros de insônias, stress, depressões, redução drástica de dores de cabeça entre tantos outros, são algumas das vantagens alcançadas quando se verifica a combinação desta terapia com outros métodos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e da Medicina Moderna Ocidental (MMO).