ryodoraku

Aliando as técnicas orientais às técnicas ocidentais, surge, num patamar mais científico e objetivo, a acupuntura Ryodoraku.

Ryodoraku é uma palavra japonesa onde Ryo significa “bom”, do corresponde a “eletrocondutor” e raku “linha” ou “canal”. Portanto, podemos dizer que Ryodoraku é um “bom canal de eletrocondutividade de energia”. Essa técnica foi desenvolvida no Japão e está baseada na identificação de pontos eletropermeáveis na pele que sinalizam o estado energético do corpo.

Segundo a tradição oriental, a energia vital Qi circula pelo organismo ao longo de Meridianos que terminam em pontos específicos da pele. Um conceito importante na Acupuntura é a certeza de que a energia Qi flui pelo corpo humano através dos chamados Meridianos. Os pontos de Acupuntura estão localizados ao longo desses Meridianos e permitem o acesso à energia do organismo.

A técnica consiste em medir, avaliar e estimular eletricamente certas regiões anatômicas de acupuntura uma vez que a condutividade elétrica da pele é a medida psicofisiológica periférica que melhor expressa e que tem sido mais utilizada para medir a atividade do Sistema Nervoso Parassimpático e as medidas demonstram o estado funcional da pele e permitem avaliar a atividade deste e do Sistema Nervoso Simpático.

Quando um estímulo é aplicado à superfície do corpo humano, invariavelmente ocorrerá uma reação em alguma parte, passando pelos nervos sensoriais e alcançando os centros nervosos superiores, onde posteriormente serão ativados os nervos motores e nervos autônomos simpáticos (Yang) e parassimpáticos (Yin). Dessa forma, o Sistema Nervoso atua sobre as funções do organismo, restabelecendo o equilíbrio. Essa é a proposta da Acupuntura.

A pele sofre uma mudança de potencial elétrico porque as células têm uma capacidade de despolarização e repolarização. Como o corpo humano é inteiramente recoberto por um imenso circuito elétrico bidirecional, movido pela bioeletricidade, condições patológicas alteram a atividade elétrica do corpo humano e, por consequência, também alteram o fluxo de elétrons entre as diversas partes do corpo, portanto pode ser medida e analisada (anamenese)

As medidas são tomadas das mãos e dos pés nos canais Ryodoraku que são semelhantes aos Meridianos da Acupuntura clássica chinesa e os resultados das medidas são transferidas para uma tabela, e atualmente até existem softwares, dando ao terapeuta um gráfico de todos os 24 pontos Ryodoraku mostrando o estado energético do corpo, addim por meio de uma linha média que é a Faixa de Intervalo Fisiológico sabe-se o estado de cada Meridiano e é possível diagnosticar e tratar os distúrbios energéticos que estão ocorrendo no corpo, a fim de harmonizar os Meridianos desequilibrados.

Nas pessoas com problemas de saúde, os pontos de alguns meridianos apresentavam leituras muito elevadas e, outros, leituras muito baixas. Estudando os sintomas de cada órgão, concluiu que as leituras elevadas estão ligadas ao sistema simpático (Yang), e as leituras baixas, ao sistema parassimpático (Yin). Deste modo, as pessoas ficam desequilibradas ou doentes devido aos distúrbios do Sistema Nervoso Autónomo.

Aplicação em estética

Os terapeutas podem recorrer à electroacupunctura para fins de rejuvenescimento e de prevenção, tanto ao nível do rosto como do corpo. A diminuição das rugas de expressão, a tonificação da pele do rosto e o combate às estrias e às cicatrizes, assim como a diminuição do excesso de peso, da gordura localizada e da celulite, aliados ao fortalecimento das zonas flácidas, como o abdómen, as coxas e a parte superior do braço, são alguns dos resultados que este método permite alcançar.

Numa consulta de acupuntura estética, o cliente é previamente avaliado e diagnosticado pelo terapeuta, que se centra no estado geral do cliente, através do diagnóstico verbal e não verbal. É durante o diagnóstico que este se apercebe do funcionamento dos órgãos, dos eventuais desequilíbrios e bloqueios no fluir da energia e do estado físico, psicológico e emocional do cliente.

É então traçado um plano de ação que atuará de modo a proporcionar o reequilíbrio e o rejuvenescimento natural do organismo, juntamente com recomendações de hábitos de vida a nível da alimentação, da atividade física, e horas de sono para proporcionar e manter um aspeto saudável e jovem.

Segue o tratamento que não é apenas de natureza estética, mas que, acima de tudo, se baseia na recuperação e na manutenção da saúde e da beleza interior de modo a que os efeitos sejam duradouros e se reflitam no exterior. Assim entre as diversos desequilíbrios que podem ser tratados para a normalização do estado de saúde estão o estresse, ansiedade, depressão, insônia, irritação, pânico, dores em geral como lombar, ciática, enxaqueca, alergias, rinites, bem como as disfunções dos órgãos do corpo, fígado, bexiga, pâncreas, estômago, intestino, coração, pulmões... que contribuem para a berda da estética facial e corporal.