Massoterapia

A Massoterapia o conjunto de massagens em geral, divide-se em duas áreas bem específicas, a relaxante e a terapêutica, e constituem-se uma ampla variedade de toques e manobras com as mãos e pés do terapeuta sobre o corpo de uma pessoa, buscando o relaxamento muscular, alívio para dores e inúmeros efeitos terapêuticos sobre o paciente.

Costuma-se distinguir a massoterapia das massagens em geral por haver uma anamnese (diagnóstico terapêutico)por parte do massoterapeuta, encaminhando ao melhor tipo de massagem para se obter o melhor resultado terapêutico avaliado pelo massoterapeuta.

A massoterapia é abrangente, abraçando o shiatsu japonês, o tuiná chinês, a reflexologia oriental, a ayurvédica indiana, a massagem tailandesa, a drenagem linfática, a sueca ocidental, as massagens estéticas, entre outras.

O shiatsu, o do-in e o tuiná têm, como pressuposto, o conhecimento dos meridianos da MTC – Medicina Tradicional Chinesa, sobre os quais são aplicados, principalmente, os toques do terapeuta, seja por pressão dos dedos, dos punhos, e a reflexologia trabalha como o próprio nome diz, pelo reflexo da pressão dos pontos dos órgãos e vísceras do corpo nas solas dos pés e nas palmas das mãos.

A massagem ayurvédica abrange uma série de diferentes técnicas de massagens preconizadas pela milenar medicina ayurvédica, com uso de diversos tipos de óleo, conforme cada caso e a massagem sueca, visa proporcionar o relaxamento bem como o trabalho muscular através de suaves ou vigosrosos toques de estimulação dos músculos e pele, estimulando a circulação sanguínea e linfática e eliminando rigidez muscular e eventuais excessos de ácido lático nos tecidos do corpo.

As massagens chinesas, japonesas, tailandesas tradicionais são realizadas sobre a roupa, não sendo tão relaxantes por terem o princípio terapêutico de que a saúde promove o relaxamento do corpo.

Por sua vez a drenagem linfática pode ser pura, pré ou pós-operatória, promove a circulação da linfa, sobretudo em áreas do corpo próximas daquelas que tenham sofrido danos e intervenção cirúrgica, para acelerar a eliminação de toxinas e líquidos que se acumulam nos tecidos do corpo e a estimular a nutrição dos tecidos em sua recuperação e a massagem estética aprofunda os toques e a estimulação das áreas do corpo onde haja maior concentração de tecido gorduroso, sobretudo em casos de obesidade, sem prejuízo do seu efeito relaxante.

É a Massoterapia o conjunto de técnicas que visam o bem estar mais aprofundado do corpo complementada com terapias de pedras, bambus, toalhas quentes, óleos, flores, etc, e que em seu conjunto propiciam o relaxamento e a melhora das funções corporais, sendo auxiliatória nos diversos tratamentos para a recuperação da saúde e bem estar do paciente.